DESRESPEITO

Caixa discrimina em atendimento beneficiários sociais do governo

Agência de Rancharia desrespeita até o Estatuto do Idoso ao não permitir que pessoas de idade entrem na área interna e sejam acomodadas em poltronas

Caixa discrimina em atendimento beneficiários sociais do governo
Publicado em 09/01/2025 às 13:01

A agência da Caixa de Rancharia discrimina as milhares de pessoas que recebem benefícios do governo federal atendendo a todos de forma improvisada ao lado do setor de Caixa Eletrônico. A gerência não proporciona o atendimento interno, local confortável com poltronas para aguardar o atendimento.

Os beneficiários sociais, sem exceção, são atendidos por um único funcionário. Para se ter uma ideia, apenas no Bolsa Família são 1.634 famílias –  quase 5 mil pessoas – que necessitam dos serviços da Caixa. A maioria é formada por pessoas simples que sempre precisam de um ou outro esclarecimento.  Há outros beneficiários como aposentados, Loas (assistência à pessoa idosa), Auxílio Gás, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Pé-de-meia.

O Loas atende em Rancharia a cerca de 800 pessoas com idades acima de 65 anos que recebem um salário-mínimo por mês por alguma debilidade por saúde.

Boa parte desse contingente formado por famílias de baixa renda possui aparelho celular, mas não tem internet ou não sabe usá-la.

Há dias, principalmente a partir do dia 20, quando se inicia o pagamento do Bolsa Família, que as pessoas, muitos idosos, chegam a ficar mais de meia hora, em pé, para ter o atendimento do único funcionário na ala do Caixa Eletrônico. Até quem deseja ir ao caixa interno necessita ficar na fila para obter a senha que dá direito a acessar o interior da agência e aguardar comodamente  sentado.

Essa separação foi implantada há mais de um ano e vem sendo mantida.

O interior da agência possui cinco mesas para atendimentos diversos. Nelas, três são destinadas a funcionários que se dizem gerentes. As outras duas nem sempre estão ocupadas porque não há muito cliente para atender. Enquanto isso, lá no exíguo espaço do caixa eletrônico pessoas, muitos idosos, se acotovelam em pé e aguardam um atendimento individual.

A atitude da gerência de Rancharia não condiz com o que propaga a Caixa em suas mensagens. Ela é um instrumento de política social e por ela são atendidas as pessoas beneficiadas por programas que visam reduzir as desigualdades e oferecer suporte a famílias de baixa renda.

A Prefeitura que cuida do cadastro único do governo federal é quem poderia estruturar um atendimento a fim de manter esses beneficiários informados sobre datas e cumprimento de condições que garantem a continuidade dos benefícios. Com a omissão da administração municipal, as pessoas recorrem à Caixa com o seu péssimo e constrangedor atendimento, principalmente aos idosos.

O presidente Lula disse, em discurso para dar posse ao presidente da Caixa, que a instituição será “a bancarização do povo pobre”. Obviamente, isso não vem acontecendo na agência de Rancharia. (reportagem publicada na edição 569 de O FATO)

Caixa divulga nota sobre a reportagem

A CAIXA reforça que tem como valores essenciais o respeito nas relações entre seus empregados e o público, bem como o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários. O banco realiza ações para aprimoramento contínuo do atendimento e para evitar filas em suas unidades e ressalta que em todos os atendimentos são observadas as prioridades legais tais como, idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

A agência Rancharia (SP) funciona das 10h às 15h e inicia a recepção qualificada antes da abertura para pré-atendimento aos clientes preferenciais, distribuição de senhas, cadastramento de leitura biométrica para melhor acesso aos demais canais, orientações e direcionamentos aos canais alternativos de atendimento CAIXA. 

A espera é monitorada na unidade, com tempo médio para atendimento inferior a treze minutos, observando diretrizes legais e também o conforto dos clientes e usuários.

O banco também coloca à disposição dos clientes atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os apps CAIXA, CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT e FGTS, dentre outros. Por telefone, os clientes podem contatar o Alô CAIXA pelos números 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões), assim como o CAIXA Cidadão pelo número 0800 726 0207, para serviços sociais.

Pelo CAIXA Tem é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. Também pode ser realizado o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral. 

Os clientes do banco também contam com atendimento nas unidades da rede lotérica e correspondente CAIXA Aqui nas proximidades da agência Rancharia (SP):

– Zuza Lotérica – Avenida Dom Pedro II – 753, Centro, Rancharia/SP

– Lotérica Rancharia – Avenida Dom Pedro II – 600, Centro, Rancharia/SP

– Correspondente CAIXA Aqui – Edvaldo Cardoso Dos Santos Imobiliária – Rua Dr. Ademar de Barros, 130 – Vila Cantizani, Rancharia/SP