CULTURA
Celebridades rancharienses se comprometem a doar acervos ao Museu Municipal
Jornalista Reginaldo Leme (ex-Globo e atual Band): Dinho Leme (ex-baterista de os Mutantes) e Ferreira Martins (ex-Globo e Band e a voz mais cara do país) vão doar acervos particulares ao Museu
O jornalista Ulisses de Souza tem procurado, como autor da construção do Museu Municipal de Rancharia, celebridades do município que venham a se comprometer em doar parte de seus acervos físicos e audiovisuais para o projeto.
No jornal O FATO, ele relatou o encontro com três dos mais notáveis que se comprometeram em contribuir com o Museu. São eles os irmãos Reginaldo Leme (jornalista ex-Globo e atual Band, especialista em Fórmula 1); Dinho Leme (ex-baterista de Os Mutantes); e Ferreira Martins (ex-Globo e Band; a voz mais cara do país).
Ulisses escreveu um artigo sobre o encontro, que destacamos a seguir:
Por que Museu?
O próprio nome nos faz lembrar em um local fechado com acervo de pessoas importantes e que emoldura versões de histórias que devem ser contadas.
Guardamos o nome da iniciativa do incansável advogado Orlando Pascoto que recebeu o nome “Museu Manir Haddad” e que, sem apoio da administração municipal, teve parte do acervo guardado na escadaria da biblioteca municipal.
Nossa ideia é diferente. Por isso, decidimos colocá-la em prática antes de apresentá-la aos gestores públicos, como futuros secretários e prefeito.
É cultural porque vai resgatar a história do município que até agora se apresenta sem memória.
É turístico porque será o local que o visitante poderá conhecer alguns lendários rancharienses que se notabilizaram nacionalmente e até mundialmente.
Vai acionar a mola que proporciona o girar da roda da combalida economia municipal com a geração de emprego e renda.
O conceito é o moderno, última geração de hoje em tecnologia digital. Teremos o “tour virtual” que permitirá a visita a exposições, história e acervos a pessoas que moram distantes. Por exemplo: fã de Dino Franco que mora no Amazonas poderá assisti-lo cantando seus sucessos.
Dificilmente conseguiríamos mostrar ao mundo se não obtivéssemos o apoio dado este fim de semana de três celebridades rancharienses. O músico Dinho Leme (ex-baterista de Os Mutantes); os jornalistas Reginaldo Leme (referência internacional em conhecimento sobre Fórmula 1); Ferreira Martins (a voz mais cara do país, ex-apresentador da Globo e Band).
Apenas com esses três levaremos para dentro do Museu de Rancharia, por exemplo, os shows épicos de Os Mutantes, como o de 2006, no Barbican Theatre, em Londres.
Através de Reginaldo, levaremos o lendário Ayrton Senna, com entrevistas até inéditas; como também os Fittipaldi, Piquet, Rubinho, Felipe Massa e outros.
Através de Ferreira, levaremos os telejornais da Globo e Band e uma das vozes mais inconfundíveis do país.
Através dos ex-jogadores Polaco e Suingue, levaremos Pelé com vídeos nos quais disputam o rei do futebol.
Através de Amir Haddad levaremos o verdadeiro teatro brasileiro e inúmeros atores famosos.
A lista é enorme!
Mas, por enquanto esboçamos apenas a ideia e destacamos o apoio dessas três celebridades rancharienses. Ferreira Martins nasceu no município. Os irmãos Reginaldo e Dinho Leme passaram toda a adolescência na cidade. O pai, saudoso Joinville Leme, era gerente do Banespa e recebeu o título de Cidadão Honorário.
Essa luta será árdua e requer o envolvimento de políticos e população já que a maioria tem na família pessoas que se destacaram na história do município.
Vamos em frente porque a vida segue, segundo meu amigo Ricardo Kotscho.