POLÍTICA
Homero diz que não atenderá indicações de secretários, mas lista o desmente
A transição acontecerá em três dias de dezembro, conforme autorização do prefeito Marquinhos do Povo
O prefeito eleito Homero do Mané Facão disse ao jornal O FATO que os secretários de seu governo “serão escolhidos com base em competência técnica e conhecimento na área, sempre visando o melhor para Rancharia”. Ele foi categórico ao afirmar que não atenderá indicações de partidos que apoiaram a sua candidatura.
“Nenhuma secretaria está comprometida com apoiadores. Acredito que a melhor forma de governar é deixando claro que nosso compromisso é com Rancharia, não com siglas partidárias”, disse.
Mas não é isso que a reportagem do jornal afirma depois de avaliar os nomes praticamente confirmados. A maioria trabalho no último mandato do ex-prefeito Ieia e pertence à cota dele e da irmã, Glaucia Araujo.
A reportagem colheu opiniões, aqui, ali e acolá para concluir que, se os nomes forem efetivados, a maioria dos indicados fica para a cota do ex-prefeito Ieia e da sua irmã, ex-vereadora, Glaucia Araujo, os verdadeiros responsáveis pela eleição de Homero do Mané Facão. Os dois políticos, irmãos, comandam um grupo nada desprezível, que soma 7 mil votos, no mínimo, em cada eleição. É a que reúne a elite do poder em Rancharia.
Homero tem um nome garantidíssimo indicado por ele. É o da Carolina Fuzeto Vizoni, inicialmente anunciada por Homero como pré-candidata a vice na chapa.
Carol ocupará a secretaria da Cultura e Turismo.
Ela foi prejudicada na candidatura a vice pela exigência de políticos e grupos que formaram a chapa definitiva. Primeiro, com a anúncio da candidata do Hospital, enfermeira Helena, que foi anunciada na disputa da indicação como vice. Nas idas e vindas das negociatas políticas, a candidatura a vice ficou com Miguel da Farmácia, pelo recém-formado PSB.
Com o acordo firmado com o PSB, a secretaria de Agricultura ficaria com alguém indicado pelo partido. Acabou caindo nas mãos de Leonildo Moreira (Leonildo de Ajicê) que disputou um dos cargos de vereador e não conseguiu se eleger.
O governo de Homero do Mané Facão deverá implantar a secretaria de Segurança, necessária para encaminhar a Guarda Municipal às leis que a enquadram no Sistema Único de Segurança Pública como já foi informado em reportagem de O FATO. Consta que o nome do advogado Ângelo Augusto Cardoso Pascotto teria ficado por conta da indicação de Homero. No entanto, Pascotto exerce o cargo de procurador da poderosa diretoria do Hospital de Rancharia, que tem a ex-vereadora, Glaucia Araujo, como vice-provedora.
Se a lista que foi compartilhada na Internet for verdadeira e não fake termos um secretariado de pessoas aliadas e que já participaram de mandatos do ex-prefeito Ieia. São cargos vitais dentro da administração municipal.
A chefia de governo, por exemplo, ficaria com o ex-vereador e funcionário municipal, Valdir Oliveira, aliado de primeiríssima fila nos ex-governos de Ieia. Ao que tudo indica poderá levar o filho, Maycon, para o cargo de secretários de Serviços Gerais.
Outro nome garantido é o do jovem advogado Matheus Galvão. Pertencente ao escritório “Araujo e Adomaitis”, vai substituir Paulo Adomaitis que, desta vez, preferiu ficar na iniciativa privada.
Kátia Nascimento, ex-secretária Planejamento dos mandatos do ex-prefeito Ieia, foi anunciada como uma das três pessoas que vão compor a equipe de transição. É presença garantida.
Carla Toledo recebe um prêmio por dedicação aos políticos da família Araujo e resistência como funcionária municipal ao enfrentar a perseguição do prefeito Marquinhos do Povo.
Luiz Antonio Biage já ocupou cargo de secretário em governo Ieia e chegou a se candidatar a vice-prefeito. Na lista consta como próximo secretário de Finanças
Vereador Xandão – O nome consta no cargo da secretaria de Administração. Mas muito provavelmente o seu destino será a secretaria de Educação. Xandão é advogado do escritório de Glaucia Araujo e Paulo Adomaitis. Não conseguiu ser reeleito prejudicado pelo novo cálculo da Justiça Eleitoral para compor a Câmara. Foi um dos principais vereadores no mandato atual.
Valéria Bonanato – Ocupou uma diretoria na área da Saúde no último governo do ex-prefeito Ieia. Não chegou ao final do mandato. É esposa de Rubens Bonanato, que comandou a administração da Câmara Municipal.
Há cargos ainda sem especulação.
Confira a pré-lista de indicados:
Cultura – Carolina Vizoni
Saude – Valéria Bonanato
Governo – Waldir Pereira
Agricultura – Leonildo de Ajicê
Serviços gerais -Maicon Alquati
Planejamento – Katia Pereira
Segurança – Ângelo Pascoto
Jurídico – Matheus Galvão
Infraestrutura – Carla Toledo
Controle Interno – Vânia Sobral
Agricultura – Leonildo Pereira
Segurança pública – Angelo Pascotto
Finanças – Biage