EDUCAÇÃO

Reportagem mostra que Rancharia não atinge metas no ensino municipal

Rancharia é uma das poucas cidades no país que não aderiu ao currículo nacional e isso tem causado prejuízos pedagógicos e de receitas

Reportagem mostra que Rancharia não atinge metas no ensino municipal
Publicado em 17/10/2024 às 9:14

A educação vem patinando em Rancharia há 17 anos, desde quando o governo federal implantou  o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Nesse período que há medições sobre a evolução do ensino municipal apenas dois prefeitos governaram Rancharia: Ieia e Marquinhos.

A partir de 2007, o governo federal estipulou índices mínimos, a cada dois anos, que as prefeituras deveriam atingir nas suas escolas.

Em agosto deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Ideb (2023) e comemorou já que houve uma boa recuperação mostrados pelos números do principal indicador da qualidade da educação no país.

Vale ressaltar que todos os municípios enfrentaram o mesmo problema durante a pandemia de Covid.

Rancharia alcançou índice estipulado nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). A meta nacional de 6,6 foi atingida pelo índice de 6,7, ou seja, não houve evolução no setor que o município chegou a obter bons resultados.

Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), Rancharia decepcionou a atingir o índice de 5,7 para uma meta de 6,1.

O governo Ieia se destacou ao obter índices maiores que a meta no ensino inicial (1º ao 5º ano) nos Idebs 2009/2011 e 2017/2019, mas não soube segurar os alunos já que nos anos finais (6º ao 9º ano) desses dois períodos manteve um empate na relação meta/índice obtido.

O governo Marquinhos nunca obteve bons resultados no Ideb em seus dois mandatos. (jornal O FATO)